Contato

Whatsapp

VENDA SEU CARRO

Quero Vender

Envie abaixo as fotos do
carro nos ângulos solicitados

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

27/07/2021

Conheça a história do Automóvel no Brasil: Rica e apaixonante

por Revista Carro Matéria completa - https://revistacarro.com.br/historia-do-automovel-no-brasil-rica-e-apaixonante/



A história do automóvel no Brasil é bem mais antiga do que muitos imaginam. Para se ter uma noção, o primeiro carro a desembarcar em terras Tupiniquins veio por intermédio do pai da aviação (que ainda não o era na época), Alberto Santos Dumont. O Peugeot que ancorou no porto de Santos em 1891 era conhecido pelos franceses como Voiturette por ser muito parecido com uma charrete. O modelo, que vinha com um pequeno motor Daimler a gasolina de 3,5 cv e dois cilindros em ‘V’, ficou famoso mesmo nas mãos (e nos pés) do irmão de Alberto Santos Dumont, Henrique Santos Dumont que era quem o dirigia.

Mas, ao contrário do que diria a lógica, este não foi o primeiro carro emplacado em nosso País. Quem recebeu esta honraria foi o automóvel do conde Francisco Matarazzo em 1903, quando já se havia notícias de outros carros rodando no Brasil.

Em 11 de junho de 1908 foi fundado o Automóvel Clube de São Paulo, que reuniu um comitê para a organização da primeira corrida de automóveis da América do Sul, marcada para o dia 14 de julho do mesmo ano em homenagem a data comemorativa da Festa da Federação da França, considerada na época a pátria mãe do automobilismo. Por fim, o evento ocorreu no dia 26 de julho de 1908.

O chamado “Circuito de Itapecerica” tinha um itinerário fechado com a largada no Parque Antártica, passava pela Rua Cerqueira César (atual Teodoro Sampaio), Convento-Igreja do Embu, Itapecerica da Serra, Santo Amaro, Caminho de Santo Amaro (atual Avenida Brigadeiro Luís Antônio), Avenida Municipal (atual Avenida Dr. Arnaldo) e retornava ao Parque Antártica, em um trajeto com cerca de 70 quilômetros. O vencedor foi George Haentjens que, a bordo do seu Lorraine Detrich de 60 cv, completou a prova em 1h31m55s, com uma velocidade média de 48 km/h.

Receba ofertas especiais

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Veja a loja
mais próxima